Parlamento vota para conscientização permanente sobre resíduos sólidos

Por Samara Sibelli 11/11/2025 #Sessão
img

Foto: Andre Mendes

Intentando observar uma gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, a Professora Aldacéia (PT), conseguiu aprovar a Indicação n° 0233/2025, de sua autoria, na 32ª sessão ordinária da 20ª legislatura, promovida hoje (11) na Casa de Leis de Pau dos Ferros.

Preocupada com as mudanças climáticas, ela requereu a implantação de uma campanha permanente de conscientização pública no município, com foco na separação correta dos produtos domiciliares, comerciais e institucionais descartados.

Embora reconheça a melhoria gradual da gerência desses materiais, a datar de 2023, como o fechamento do antigo lixão, Aldacéia defende que a cidade deve avançar nas diretrizes da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), realizando educação ambiental e responsabilização social dos geradores.

Separar recicláveis, orgânicos e rejeitos "permite reduzir o volume destinado à disposição final, gerar matéria-prima secundária, fomentar a cadeia da reciclagem e reduzir os impactos ambientais adversos ao solo, à água e à saúde pública", afirmou a vereadora.

Visando à intensificação dos trabalhos, ela sugeriu o envolvimento das escolas e associações comunitárias, articulação entre órgãos, ações integradas, incentivos concretos para a adoção de tais práticas, dentre outras condutas.

Mobilidade urbana

Os agentes políticos também aprovaram a Indicação nº 0237/2015, elaborada pelo Gordo do Bar (PSDB). A matéria solicita ao Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) a implantação de quatro faixas de pedestres no cruzamento da rua Quintino Bocaiúva com a Joaquim Torquato.

Nesse ponto do bairro São Judas Tadeu, há um acentuado fluxo de veículos, o que dificulta a passagem de caminhantes no local. "Especialmente nos horários de pico", frisou o Gordo, ao complementar: "é uma situação urgente, urgentíssima".

Resumo do restante das aprovações:

Projeto de Decreto Legislativo n° 0034/2025, de autoria de Gugu Bessa (PSD). Concede Título de Cidadão Pau-ferrense ao senhor Germanio Bispo Raposo.

Projeto de Decreto Legislativo n° 0036/2025, de autoria de Jaime de Carvalho (PSD). Concede Título de Cidadão Pau-ferrense à senhora Maria Marnilce Queiroz Lopes.

Projeto de Decreto Legislativo n° 0037/2025, de Bolinha Aires (PSD). Concede Título de Cidadão Pau-ferrense à senhora Luciana Holanda Dias.

Projeto de Decreto Legislativo n° 0040/2025, de Reginaldo Alves (PP). Concede Título de Cidadão Pau-ferrense à senhora Helena Fernandes Oliveira.

Projeto de Decreto Legislativo n° 0041/2025, de Bolinha Aires. Concede Título de Cidadão Pau-ferrense à senhora Maria Auricélia Batista.

Projeto de Lei n° 2359/2025, de autoria de Gilson Rêgo (PSDB). Denomina rua Mamede Emília de Souza Rêgo, no bairro Riacho do Meio.

Indicação n° 0114/2025, de autoria de Galego do Alho (PSD). Requer a pavimentação e drenagem da rua Maria Alta Rêgo, no bairro Domingos Gameleira.

Indicação n° 0222/2025, de autoria de Domiciana Lopes (PP). Requer que seja viabilizado um ponto de ônibus com cobertura na BR-405, próximo à entrada de Guerra.

Moção de Pesar n° 0014/2025, de autoria da Professora Aldacéia. À família do secretário Vicente de Paula Fernandes, pelo falecimento da senhora Maria Ildomar de Oliveira.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON