Aprovado PL que insere Retiro de Carnaval em calendário festivo do município

Por Samara Sibelli 27/08/2025 #Sessão
img

Foto: André Mendes

Nas atividades plenárias dessa terça-feira (26), dirigidas pelo presidente em exercício Deusivan Santos (PSD), o parlamento buscou preservar uma relevante manifestação social e de fé, votando para torná-la patrimônio cultural de natureza imaterial do povo pau-ferrense e inclui-la no calendário de eventos do município, então, dando a essa continuidade para as futuras gerações.

A aprovação supracitada é relativa ao Retiro de Carnaval promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC) na semana da data comemorativa, o qual compôs o Projeto de Lei n° 2329/2025, de autoria da vereadora da bancada da oposição Domiciana Lopes (PP).

Existente há 23 anos, a realização é uma alternativa às festividades carnavalescas tradicionais, propiciando momentos de espiritualidade, com oração, louvor, partilha e convivência fraterna. "A proposta busca homenagear e resguardar esse importante movimento de evangelização", esclareceu a autora.

Domiciana disse que o evento requer esforço, trabalho e muitos colaboradores. Isso justifica um dos trechos da propositura, em que confere ao Poder Executivo a possibilidade de estabelecer parcerias privadas ou governamentais para garantir a sua promoção, no que concerne à obtenção de recursos financeiros, infraestrutura e apoio logístico.

"Além de seu caráter religioso, o retiro também se destaca como um espaço de formação humana e cristã, especialmente voltado para as famílias, jovens e crianças, promovendo valores como a paz, a solidariedade, o respeito à vida e a dignidade", explicou a parlamentar.

Ementas das proposições aprovadas na 21ª sessão ordinária:

Requerimento para o Legislativo n° 0002/2025, de autoria do Sargento Monteiro (União). Requer a realização de sessão solene em homenagem aos 10 anos da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Alto Oeste do RN (APRORN).

Projeto de Lei n° 2324/2025, de autoria de Karígina Maia (PSD). Denomina rua Tabelião José Bezerra (Zé Vidal), no bairro Zeca Pedro.

Projeto de Lei n° 2331/2025, de autoria de Gilson Rêgo (PP). Requer a criação de um canal telefônico gratuito (0800) para denúncias de maus-tratos contra animais.

Projeto de Lei n° 2333/2025, de autoria da Professora Aldacéia (PT). Denomina rua Maria José Lopes a rua Projetada na Quadra E, no loteamento Vista do Açude, no Riacho do Meio.

Indicação n° 0214/2025, de autoria de Bolinha Aires (PSD). Indica a necessidade de ampliação do tempo de abertura do semáforo localizado na rua Senador Dinarte Mariz em frente ao Hotel Anízio.

Indicação n° 0207/2025, de autoria de Deusivan Santos. Requer que seja feita a construção de redutores de velocidade na rua Antônia Taveira de Bessa, no bairro Carvão.

Moção de Congratulações n° 0006/2025, de autoria do Sargento Monteiro. Aos policiais subtenente PM Arinaldo Xavier, 2° Sgt. PM Sanderson de Oliveira Pimentel, 2° Sgt. PM Adailton Júlio, 3° Sgt. Sebastião Queiroz, 3° Sgt. PM Francisco Aldemir de Carvalho, e CB PM Ítalo Gerson de Lima, pelo notável desempenho e dedicação demonstrados durante operação conjunta da 4ª CIPRv e do Destacamento Policial Militar de Rafael Fernandes (7° BPM).

Moção de Pesar n° 0006/2025, de autoria de Alany Samuel (União). À família Feitosa, pelo falecimento do senhor Luiz Joca Feitosa.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON