Alunos do 2º ano do ensino médio visitam a Câmara Municipal

#Agenda POR CLISTENES 13 DE JUNHO DE 2023

Na manhã desta terça-feira, 13 de junho, os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo tiveram uma experiência enriquecedora ao visitar a Câmara Municipal de Pau dos Ferros/RN. A visita fez parte de um projeto escolar, coordenado pelos professores Paulo David Pinto, Christiane Mendes e Valderi Idalino, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o poder legislativo e suas práticas.

Os estudantes foram recebidos calorosamente pelos vereadores, que se prontificaram a compartilhar suas experiências e conhecimentos. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre o papel fundamental dos vereadores na representação dos interesses da comunidade e na criação de leis que impactam diretamente a vida dos cidadãos.

Um dos destaques da visita foi a explanação sobre o processo de elaboração de um projeto de lei. Os alunos puderam entender como uma ideia se transforma em proposta legislativa, passando por discussões, análises e votações até se tornar uma lei efetiva.

"A visita à Câmara Municipal foi uma oportunidade única para os estudantes vivenciarem o funcionamento do poder legislativo na prática. Eles tiveram a chance de esclarecer suas dúvidas e compreender o papel dos vereadores na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada", ressaltou a professora Christiane Mendes.

Além disso, os alunos tiveram a chance de conhecer as instalações da Câmara Municipal, onde são realizadas as sessões e debates que moldam o futuro da cidade. Essa imersão proporcionou aos jovens uma visão realista do funcionamento da política local e a importância do engajamento cívico.

A visita à Câmara Municipal de Pau dos Ferros foi recebida com entusiasmo pelos vereadores, que reconheceram a importância de promover a conscientização cidadã desde cedo. "É fundamental que os jovens compreendam o papel do poder legislativo e se sintam motivados a participar ativamente da vida política. Estamos felizes em poder contribuir com essa formação", afirmou José Alves (Galego do Alho), presidente da Casa Legislativa.

Essa iniciativa da Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo fortalece a educação cívica dos alunos e promove o entendimento dos processos democráticos. A Câmara Municipal de Pau dos Ferros parabeniza a escola, os professores e os alunos pela iniciativa e reforça seu compromisso em abrir as portas para a comunidade e incentivar a participação ativa dos cidadãos na vida política local.