21 de setembro de 2017
Câmara de Vereadores promove Audiência Pública para tratar sobre o desassoreamento da Barragem

A Câmara Municipal de Pau dos Ferros, presidida pelo vereador Eraldo Alves de Queiroz (PSD), promoveu nesta quinta-feira, 14 de setembro, no plenário da Casa Legislativa, uma Audiência Pública para discutir a possibilidade de promover o desassoreamento do Açude Público Dr. Pedro Diógenes Fernandes (Barragem).

A audiência foi proposta pelo vereador Francisco Gutemberg Bessa de Assis (DEM), motivada pelo fato de o nosso reservatório estar totalmente seco, em virtude da grande estiagem que vem castigando a região do Alto Oeste Potiguar há mais de cinco anos.

O diretor do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) no munícipio de Pau dos Ferros, Dr. Fausto Magalhães, ressaltou a inviabilidade financeira da proposta de desassoreamento do açude, apresentando como proposta a elevação da parede do sangradouro em 50cm que potencializaria o aumento do volume de água em cerca de 5 milhões de m³, passando de 54. 846.000 m³ (capacidade atual) para cerca de 60.000.000 de m³.

Como fruto das deliberações desta audiência pública foi formada uma comissão composta pelos vereadores Francisco Gutemberg Bessa de Assis (Gugu Bessa – DEM), Francisco de Assis Monteiro (Sargento Monteiro - PSD), Jader Júnior de Lima Araújo (Junhão - PSDC) e José Alves Bento (Galego do Alho - PMDB); bem como pelo Secretário de Desenvolvimento Rural do município de Pau dos Ferros, Rodrigo Araújo; Dr. Fausto Magalhães, representando o DNOCS; Dr. Gilton Sampaio, representando a UERN e o Fórum das Águas; e o Sr. Edilson Feitoza representando a sociedade civil.

A referida comissão objetiva pleitear soluções junto aos órgãos competentes de modo a minimizar ou resolver a problemática em questão.